Eleições 2024: Prazo para filiação partidária se encerra no sábado (06)

Por Sérgio Ferreira 03/04/2024 - 21:10 hs

Por: Redação

Com a aproximação das Eleições Municipais de 2024, aspirantes a cargos políticos, como vereador, prefeito ou vice-prefeito, devem estar atentos aos prazos da filiação partidária para sua participação no pleito. A filiação partidária é um dos requisitos essenciais para concorrer às vagas e, de acordo com as normas eleitorais, os interessados precisam se filiar a um partido político até seis meses antes da data do primeiro turno das eleições.

O calendário eleitoral estabelece que o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 está agendado para o dia 6 de outubro. Portanto, para os que desejam se candidatar a cargos políticos tenham a oportunidade de disputar as vagas, é imprescindível que estejam devidamente filiados a uma agremiação até o dia 6 de abril deste ano.

Ficar atento aos prazos é de suma importância para quem deseja se candidatar a cargos políticos e participar do processo eleitoral de maneira regular e em conformidade com a legislação vigente.

Como se filiar a um partido?

Para se filiar a um partido político, é necessário que o eleitor esteja em pleno gozo de seus direitos políticos. Isso implica ter o título eleitoral regularizado. O ato de filiação deve ser realizado diretamente na agremiação de interesse. Para confirmar se a filiação foi realizada com sucesso, é possível emitir uma certidão que informa a existência ou não de filiação partidária.